6 de fevereiro de 2013

GettyImages


Só para confirmar: sou psicóloga. Não sou psicanalista nem psiquiatra.

Quem você está procurando mesmo?

É tudo "psi" que vem do grego "mente" "alma" "psique" e tem a ver com esse nosso "algo" interior, mas são diferentes e me atrevo a resumi-los em poucas palavras:

Sou psicóloga porque fiz o curso de graduação em Psicologia. Psicóloga clínica porque atendo pacientes com queixas em saúde mental. Faço psicoterapia que é um tipo de tratamento, normalmente feito em consultório (mas que pode ser feito em outros ambientes e contextos), em sessões com determinada periodicidade e utilizando técnicas diversas. No meu caso, as sessões são individuais, semanais e não têm um número pré-determinado para o tratamento todo ser concluído.

Não sou psicanalista pois não uso o método que Sigmund Freud desenvolveu, a psicanálise (ou simplesmente "análise"), e que muitos outros fizeram suas contribuições, apesar de admirar, respeitar e ter muito interesse por essa área. Meu método de trabalho se baseia na Psicologia Humanista, na Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers e, por isso, acredito muito que o sucesso do processo psicoterapêutico se dá, em grande parte, pelo desenvolvimento do potencial do paciente e pela relação estabelecida entre o profissional e a pessoa que procura o serviço. Mas essa é apenas a base da definição teórica; na prática é tudo um pouco diferente.

E, por fim mas não menos importante, psiquiatra é aquele que cursou graduação em Medicina e se especializou em Psiquiatria. Ele também trata de saúde mental mas de uma perspectiva médica, comumente pedindo exames e utilizando-se de medicamentos para tal. E esse sim é doutor, eu não.

E quando procurar quem?

Quando escrevo este tipo de texto explicativo fico com receio da  reação de outros profissionais pois acredito que cada um tenha a sua opinião quanto à conduta profissional e vá querer defender a sua área. E, como já disse, não é o meu intuito teorizar, muito menos criar polêmica por aqui. Posto isso, a minha ideia é que:

Se você está com queixas físicas há alguns dias, como indisposição, náuseas, dores musculares, tonturas, alteração do sono, alteração de apetite, alteração do sistema digestivo, tristeza profunda, problemas de pele, etc., sem aparente melhora e atrapalhando o desempenho das suas atividades cotidianas, sugiro procurar um médico que, dependendo de cada caso, pedirá exames específicos e fará o encaminhamento para o profissional especialista.

Qual médico? Se existir um médico com o qual você se consulta com certa frequência e conhece o seu histórico, é esse mesmo, seja ele um clínico, seja ele um homeopata, seja ele um cardiologista. O importante é que ele te conheça o suficiente e você tenha abertura para comentar seus sintomas. Agora, se você não vai a médico algum há certo tempo e não está se sentindo bem, é mais que um bom motivo para fazer um check up, não acha? Procure um bom médico clínico generalista ou geriatra ou peça indicação à uma pessoa de confiança. Se você é mulher, sugiro procurar um(a) ginecologista já que é importante consultá-la(o) uma vez ao ano. Esse profissional pedirá exames e fará o tratamento e o encaminhamento que achar necessário.

Se a sua questão acontece mais no "psi" que expliquei lá no começo, de ficar bastante tempo pensando em um determinado tema, se algo te incomoda muito a ponto de atrapalhar seu desempenho em outras atividades do dia a dia, se está se sentindo sozinho, desanimado, com dúvidas, com angústias, com vontade de conversar com alguém que está muito a fim de te ouvir, se está inseguro quanto a algum assunto, ou se achando diferente e, de alguma forma isso está atrapalhando sua rotina, os serviços de um psicólogo ou de um psicanalista podem ajudar, e muito, se você aceitar a proposta de trabalho.

Esclarecendo: para se denominar psicanalista no Brasil, uma pessoa precisa utilizar o método da psicanálise para o atendimento de seus pacientes/clientes. A grande maioria dos psicanalistas tem formação em Psicologia, que certamente dá uma base melhor quanto ao comportamento humano que os outros cursos. Mas existem médicos (psiquiatras ou não) psicanalistas, filósofos psicanalistas, sociólogos psicanalistas, etc. Existem também sociedades e cursos de especialização em psicanálise que, por sua vez, também tem suas ramificações como a Psicanálise Freudiana, Psicanálise Lacaniana ou Psicanálise Junguiana e que podem dar o título de psicanalista aos profissionais que estudaram e ultilizam esse método de trabalho.

Sugerir quando procurar um psicólogo e quando procurar um psicanalista é algo que eu não me atreveria a fazer nem sob tortura. Limitaria-me a dizer que ambos têm objetivos similares, o de auxiliar a pessoa que a resolver a questão que tem com seu psique, mas utilizando ferramentas diferentes. Então, é a pessoa que procura o serviço que deve escolher o profissional e o método que mais lhe agradam e lhe convém. E isso se faz, ou por indicações ou conhecendo alguns profissionais antes de se decidir por um.

De qualquer forma, você não tem obrigação de saber a quem deve recorrer. Quem deve fazer isso é o profissional que for te atender. Por isso, é importante poder contar com pessoas qualificadas, capazes de fazer diagnósticos precisos e encaminhamentos corretos para evitar perda de tempo e contratempos que prejudiquem o tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário